CAMPANHA
Campanha
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Actividades

CONHECA OS SINTOMAS

Os sintomas mais comuns de um enfarte do miocárdio são:

- Dor no peito por vezes com irradiação ao braço esquerdo, costas e pescoço,
- Podendo ser acompanhada de:

  • Suores
  • Náuseas
  • Vómitos
  • Falta de ar
  • Ansiedade

 

Por vezes, sobretudo nas mulheres, os sintomas podem manifestar-se por falta de ar, fraqueza, sensação de indigestão e fadiga.

Os sintomas de enfarte podem variar de pessoa para pessoa
Um enfarte do miocárdio pode não ser repentino – pode ocorrer gradualmente, ao longo de vários minutos
Os sintomas normalmente duram mais de 20 minutos mas também podem ser intermitentes


NAO PERCA TEMPO

Conhecer e compreender os sinais de um enfarte permite agir rapidamente e procurar ajuda médica. A rapidez é fundamental para o sucesso do tratamento. A cada minuto que passa o risco de morte aumenta.

LIGUE 112

Ligue o número europeu de emergência - 112.

O 112, através do INEM, tem um serviço de atendimento permanente que com algumas perguntas simples permite perceber e identificar os sintomas, garantindo um melhor tratamento da situação.

As ambulâncias do INEM estão equipadas com aparelhos que registam e monitorizam a actividade do coração. Este equipamento permite diagnosticar o enfarte e encaminhar o doente para o hospital mais indicado.

Em caso de enfarte, não deve tentar chegar a um hospital pelos seus próprios meios.

RECEBA O TRATAMENTO ADEQUADO

Receber o tratamento mais adequado, o mais depressa possível, vai reduzir o risco de mortalidade, reincidência de enfarte e prevenir problemas a longo prazo. O tratamento mais eficaz para um dos tipos mais comuns de enfarte é a angioplastia primária, que tem como objectivo reabrir as artérias obstruídas e restaurar a circulação sanguínea no miocárdio. É fundamental que este procedimento seja efectuado o mais cedo possível. Idealmente até 90 minutos após início dos sintomas.

A angioplastia primária faz-se com a colocação de um cateter na artéria obstruída, através do qual se introduz um balão que quando insuflado permite a abertura da artéria e restabelecimento do fluxo sanguíneo.

Na maioria das vezes, este procedimento é complementado com a colocação de um stent, dispositivo médico composto por uma pequena malha metálica que mantém o vaso aberto. Após a realização do tratamento, a dor diminui de intensidade e os sintomas aliviam de imediato.

Dor no peito por vezes com irradiação ao braço esquerdo, costas e pescoço, podendo ser acompanhada de suores, náuseas e falta de ar

A cada minuto que passa, o risco de morte aumenta

Ligue de imediato 112. Este número de emergência tem um serviço de atendimento permanente que permite identificar os sintomas, garantindo um melhor tratamento da situação

O tratamento do enfarte mais eficaz e com maior sucesso é a angioplastia primária que permite reabrir as artérias obstruídas e restaurar a circulação sanguínea no miocárdio.

NOTÍCIAS

26-6-2012
A iniciativa “Stent for Life” foi lançada pela Sociedade Europeia de Cardiologia com vista a melhorar o acesso dos doentes
à melhor terapêutica actual para o enfarte agudo do miocárdio: a angioplastia primária. Foram identificados os países com
menor incidência de P-PCI. Presentemente estão envolvidos dez países: Bulgária, França, Grécia, Sérvia, Espanha,
Turquia (todos desde 2009), Egito, Itália, Roménia (desde 2010) e Portugal (desde 2011).


  • RECEBA O TRATAMENTO ADEQUADO



  • LIGUE 112



  • NAO PERCA TEMPO



  • CONHECA OS SINTOMAS